segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Egoísmo e prepotência humanas.

O maior símbolo dessas duas característas são, talvez, os vegetarianos e vegans. Concordo que dá dó demais pensar que se cria aqueles bichinhos só pra matar e consumir e que o processo de criação é absurdo e doloroso. Mas quem garante que as plantas, o concreto ou os metais também não sentem o que chamamos de sofrimento?!
O que acontece com os animais é que eles são muito próximos de nós e conseguimos entender a percepção de mundo deles, sabendo que o que fazem a eles o causa absurdo sofrimento. Mas o mundo não se resume à nossa percepção dele.
Nada garante que outros aglomerados de células, moléculas, átomos, energia - ou coisas que nem imaginamos existir - não possuem algo que os fazem sentir algo análogo ao nosso sofrimento. Vai que a tela do meu computador está se matando em dores pelo fato de eu estar olhando pra ela agora?! Pode ser. Tudo pode. O que o ser humano conhece do que realmente existe é absurdamente pouco, e disso eu tenho absoluta certeza. Basta pensar que tudo é aglomerados de energia e que os átomos são feitos muito mais de vazios que de cheios dela. E aí, por que nosso olho só percebe dessa forma?! Porque somos absolutamente restritos! Nossa percepção é fraca e ingênua. Pensar que um porco sofre mais que uma planta só porque eu entendo o seu modo de funcionamento é burrice. Mesmo.
Então, caros vegetarianos, ao invés de falarem "eu não como carne pra que parem de maltratar os bichinhos", digam "eu não como carne porque sei como o bichinho se sente e não me importo se as plantas ou outras coisas que preciso pra viver sentem algo, porque eu não conheço e não dou a mínima".
No fim das contas, tudo são aglomerados de energia mesmo...

P.s.: Daniel Johns é vegetariano.

4 comentários:

Bárbara disse...

Acho meio exagero dizer que os vegans são "o maior símbolo" do egoísmo e prepotência humanas. Aí você só fez o que critica neles: como eles são próximos de você, você os colocou acima dos outros, mesmo que negativamente. XD
Mas ah, concordo com tudo mais. Inclusive, fui uma vez numa palestra que o coletivo Gato Negro deu, e foi ótimo porque tinha um cara da medicina na platéia que ficou citando mil pesquisas que indicavam que plantas sentiam dor. A reação do povo dos vegans foi igual reação de quem gosta de churrasco quando vegans vem falar de sofrimento animal. Ótimo. ahahahahahhahahahahahha

N disse...

"Mas o mundo não se resume à nossa percepção dele." É EXATAMENTE isso que eu acho! Lembra daquela conversa que tivemos? De quantas coisas (cores, cheiros, sensações etc) existem indepedente de nós as percebermos? Então...

Mas, agora, eu não acredito que minerais sintam dor. (Mesmo vegetais, eu ia contestar, até que li o comentário aqui de baixo [da Bárbara], então é melhor eu não me aprofundar sobre o que não sei.)

Isso de não comer animais pra polpar da dor é ridículo. Se der uma anestesia antes de matar então pode? haha
Não, sério, maior bobagem.

Anônimo disse...

http://www.peta.org/feat/ChineseFurFarms/index.asp

Não é uma causa vazia.

Bowler Hat Strange Guy disse...

Tudo pode mesmo, Raul.
Inclusive você pode parar de tomar ácido.
Com o tempo dá câncer.
;D

Beijosmevisitä!